O iPad perdeu participação de mercado no segundo trimestre deste ano e viu os tablets com Android dispararem na liderança do segmento, segundo informações da consultoria da Strategy Analytics.
Estimativas preliminares para o trimestre encerrado em 30/6, da consultoria apontam a Apple com uma forte queda no mercado global, indo de 47,2% no mesmo período do ano passado para 28,3% nos mesmos três meses em 2013.
Os tablets com Windows, por outro lado, viram sua participação quase inexistente de 0,5% em 2012 pular para 4,5% no último trimestre. Vale notar que os sistemas Windows 8 e RT, apropriados para tablets, só foram lançados pela empresa de Redmond no terceiro de trimestre de 2012.
Enquanto isso, o Android viu sua participação subir de 51,4% para 67% no segundo trimestre de 2013.
Todos esses números incluem os chamados tablets “white box”, produtos genéricos da China geralmente com sistema Android.
O analista da Strategy Analytics, Peter King, atribui esse declínio da Apple a uma falta de novos modelos de tablets. A empresa não lança um novo modelo ou atualização principal desde o final de 2012, quando chegaram ao mercado o iPad Mini e o iPad 4, esse último causando polêmica entre muitos usuários que tinham comprado a versão anterior, lançada apenas sete meses antes.
Para ele, o problema do Windows estar numa posição ainda muito distante dos rivais é que a Microsoft “mandou mal em termos de vendas e marketing”, em referência ao lançamento dos modelos Surface RT e Surface Pro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário